segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

[un giro per l'italia] Firenze






























Aproveitamos a ocasião do meu aniversário para sair um bocadinho de Roma e conhecer uma nova cidade. Já tinha estado em Florença uma vez mas, como foi durante uma manhã ou uma tarde, fiquei apenas com uma noção geral da cidade e com uma enorme vontade de voltar.
Saímos de Roma bem cedo e apanhamos o comboio. A viagem é bastante rápida mas o melhor é mesmo a paisagem. Durante uma hora e meia, os campos, as montanhas e aquele verde característico da Toscana são uma constante.
Chegar a Florença foi como uma lufada de ar fresco. O ambiente é totalmente oposto ao caos citadino ao qual Roma nos habituou. Não há tanto trânsito ou buzinadelas nem uma multidão de pessoas nas ruas. Considerada o berço do Renascimento italiano, Florença transmite uma verdadeira paz de espírito e respira arte por todos os poros. É a cidade natal de Dante e pode dizer-se que foi a musa inspiradora dos muitos artistas que por lá passaram: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Giotto, Botticelli e muitos outros. Por toda a cidade encontram-se obras destes artistas e, para quem gosta de arte, os museus são paragem obrigatória [os mais conhecidos são a Galleria degli Uffizi e Galleria dell' Accademia].
Como não é uma cidade muito grande, a melhor forma de a conhecer é a pé ou de bicicleta. Os monumentos e as atrações principais são bastante próximos uns dos outros. Atravessar a famosa Ponte Vecchio com as suas joalharias e ourives, subir até à Piazzale Michelangelo para ter uma panorâmica da cidade ou ficar completamente embasbacado pela imponência do Duomo são coisas que qualquer turista ou viajante deve fazer.
Para quem gosta de mercados, como eu, não deixem de visitar o Mercato Centrale e o Mercato di San Lorenzo. Encontram praticamente de tudo: fruta, vegetais e todo o tipo de prosciutto e formaggi num e os famosos artigos em pele "made in Italy" como carteiras e casacos no outro.
Mas o melhor mesmo na cidade é deixarmo-nos levar: passear pelas ruas típicas do centro histórico, sentar nos bancos das praças e captar ao máximo todos os detalhes.
Para quem tiver tempo, aproveitem um dia para visitar as proximidades. Pisa [com a famosa torre inclinada] ou Lucca são algumas das opções. Vou falar-vos delas num próximo post.

A presto,

Filipa

Sem comentários:

Enviar um comentário