sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sr Adriano

































É verdade que cada vez mais pessoas gostam de fotografia e de tudo o que esta envolve. E também é verdade que há muitas pessoas que percebem muito desta arte. Mas eu nunca conheci ninguém com uma paixão tão grande pelas máquinas fotográficas como ele.
O senhor Adriano abriu-me a porta de sua casa como se já me conhecesse há anos. Acolheu-me no primeiro minuto em que me instalei na sua casa, pronta para tirar fotografias e recolher alguns depoimentos sobre a sua vida. A verdade é que este ano na faculdade me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e o senhor Adriano foi seguramente uma delas.
A casa onde vive é, ao mesmo tempo, a sua oficina e o seu local de trabalho. Passa ali a maior parte do seu tempo e, rodeado de máquinas e maquinetas, é como se entrasse num mundo só dele. Tive o privilégio de entrar também nesse mundo. O senhor Adriano fala das máquinas fotográficas como se fossem relíquias e, da sua expressão, é evidente o amor incondicional que tem por elas. Este gosto nasceu de forma natural e era apenas uma forma de ocupar os tempos livres. Reparava máquinas de amigos e conhecidos mas, com o "passa a palavra", rapidamente teve mais pessoas a baterem-lhe à porta. Os anos foram passando e, até hoje, o senhor Adriano passa o seu tempo a fazer aquilo que mais gosta: dar uma nova vida às suas "meninas". E é mesmo assim que ele as chama. Isto porque ao passar pelas suas mãos, deixam de ser simples máquinas: têm o seu toque e o seu cunho pessoal. E é por isto que foi um prazer conhecê-lo. Tal como as máquinas, depois de passar aquele fim de tarde com o senhor Adriano, até eu fiquei com um sorriso de orelha a orelha. É que a doçura das suas palavras e aquele brilhozinho nos olhos ao falar das máquinas não deixa ninguém indiferente.
Se alguma vez precisarem de alguém que repare uma máquina fotográfica, ponho as mãos no fogo de como o senhor Adriano dá conta do recado. Agora deixo um aviso. Não se atrevam a levá-la lá passado um tempo num estado ainda pior porque o senhor Adriano é bem capaz de vos "fazer a folha".

A presto,

Filipa

2 comentários:

  1. já não faço uma visita ao Sr. Adriano há muito tempo, foi bom para matar saudades e ao que vejo mudou de sala de trabalho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita! Obrigada pelo comentário :) O sr Adriano é realmente uma força da natureza! Ele também trabalha naquela divisão pequenina cheia de máquinas e ferramentas, aliás penso que esse é o sítio principal ;)

      Eliminar